Header Ads

Novo prazo: Compesa prevê regularização de abastecimento para Arcoverde para o final de outubro e começo de novembro

Arcoverde tem, agora, mais um prazo de espera para a resolução da regularização do abastecimento d'água. Recentemente o gerente regional da Compesa em Arcoverde, Augusto César, disse na Câmara de Vereadores que após obras conjuntas - em diversas frentes - o abastecimento seria regularizado em dezembro. 

No entanto, na última segunda-feira(22.05), um grupo de vereadoras, encampadas pela presidente Célia Galindo, ouviu do diretor Regional do Interior da companhia, Marconi de Azevedo Soares, que uma nova adutora ligará o Eixo Leste da Transposição ao açude de Poço da Cruz e interligando com a tubulação da Adutora do Jatobá. Seriam 16 Km de tubulação e que o projeto foi aprovado pelo Governo Federal, inclusive que os (na ordem de R$ 16 milhões) já estariam liberados e que, portanto, as águas do Rio São Francisco poderão chegar entre o final de outubro e o início de novembro.

Para Célia, a notícia é boa por demais. "Mas não podemos ser irresponsáveis e dizer que teremos água todos os dias nas torneiras, antes de tudo vamos alertar para o desperdício d'água nesse novo momento que aguardamos com tanta ansiedade, a água é um bem precioso e devemos ter essa consciência", alertou a parlamentar que disse ter a informação de que tão logo o abastecimento seja em parte regularizado a cidade teria 3 dias com água e 3 sem - o que não deixa de ser um alento já que em muitos bairros chega a faltar água por mais de 40 dias.

Técnicos dizem que a situação do abastecimento em Arcoverde é muito difícil, além do que será preciso fazer uma reformulação e adequação de toda rede e tubulações da cidade que é da década de 50 e não suportaria o volume d'água. Para tanto, a vereadora Cibele Roa pediu que a Compesa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado agilizem essa adequação para que se minimize possíveis futuros estouramentos. "Nossa rede é muito antiga, a cada dia a cidade cresce, temos de ter esse cuidado antes que a água chegue de fato", afirmou Cibele. A vereadora Cleriane Medeiros, que também esteve no Recife na visita à Compesa, está bastante otimista com o novo prazo dado. "O poder legislativo está mostrando que está atuante, vigilante quanto aos anseios da comunidade", afirmou Cleriane.





Nenhum comentário