Proeminente professora, nascida no Moxotó, dá nome à nova escola do Sesc Arcoverde
Nesta quarta-feira(30.01) Arcoverde ganha mais uma escola. Estamos falando do Centro Educacional Maria Vitória Lima dos Santos que será parte integrante do Sesc Arcoverde contando com mais de uma dezena de salas voltadas ao ensino infantil, Maternal, Fundamental, sala de robótica, refeitório, brinquedoteca, tendo ainda as novas instalações da Biblioteca José Lins do Rego, área de recreação, entre outros espaços específicos. A escola foi construída numa ampla área próxima ao Estádio Áureo Bradley(antigo Souto Maior).
Quem dá nome a nova escola do Sesc Arcoverde é uma proeminente professora nascida no Sertão do Moxotó, mais precisamente em Ibimirim. Maria Vitória Lima dos Santos - mais conhecida nos meios educacionais como "Dona Marilí", tinha um ar circunspecto mas era toda atenção e afeto para com seus alunos. Contribuiu significativamente para formar centenas de jovens de Arcoverde e região. Tinha amplo conhecimento de História Geral, Literatura, OSPB(Organização Social e Política Brasileira), Geografia, História da Arte, entre outras áreas.
Nascida em outubro de 1932, uma das filhas do comerciante João Inocêncio Lima e da dona-de-casa Vitória Maria de Lima, fez estudos iniciais numa escola de freiras em Vitória de Santo Antão, complementando depois no Colégio Santa Dorotéia(Pesqueira) onde concluiu o que se chamava à época de "Normal" - entre os anos de 52/53. Começou de fato a lecionar na sua querida Ibimirim e em Poço da Cruz(zona rural) onde anos mais tarde seria concluído o açude do mesmo nome numa iniciativa do DNOCS.
Em 1954 casa-se com José Joaquim dos Santos com quem teve seis filhos - José de Anchieta dos Santos, Maria da Salete dos Santos, Antônio de Pádua dos Santos, Maria Célia dos Santos, Geraldo José dos Santos e José Joaquim dos Santos. Mudou-se para Arcoverde, mas em 1958 residiu em Pesqueira onde chegou a trabalhar no INSS. Retornou para Arcoverde quando foi aprovada para o cargo de professora do Estado mediante concurso público iniciando sua trajetória de mestra na Escola Gumercindo Cavalcanti(no bairro Tamboril).
Depois ensinou na Escola Santa Cecília(no bairro São Miguel). Anos depois volta a estudar - dessa vez no Colégio Carlos Rios(Centro) onde complementou o Pedagógico. Em seguida graduou-se em História na Faculdade de Formação de Professores(Aesa); passando a ensinar no Carlos Rios. Foi ainda diretora do Colégio Antônio JApiassú(de 1977 à 1985) na Rua Padre Roma onde acabou por se aposentar. Ainda fez Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia e Letras de Caruaru. Fez pós-graduação em História pela UFPE e Administração Escolar no Centro de Ensino Técnico de Brasília; por fim lecionou a disciplina História da América(Aesa).
"Dona Marilí" faleceu, aos 65 anos, no dia 29 de outubro de 1997.



Publicar comentarios