Alder Júlio - professor e sociólogo que marcou época em Arcoverde - é nome de galeria de arte
Uma cabeça pensante e antenada aliada a um jeito inquieto de ver as coisas, emoldurado na simplicidade de ser. Talvez assim possamos, de cara, definir Alder Júlio de Oliveira Calado - professor e sociólogo que, nos anos 70, teve importante contribuição para o crescimento educacional e cultural de toda uma juventude de Arcoverde. “Alder(e é) foi um dos educadores mais importantes que eu conheci, com seu empenho colaborou para a interiorização do Ensino com a difusão da AESA; é um ser humano humilde e que tem um amplo conhecimento filosófico, teológico e antropológico”, afirmou Antônio Inocêncio Lima, diretor Regional do Sesc Pernambuco.
Para fazer jus a toda essa trajetória o Sesc denominou um espaço na unidade de Arcoverde de “Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado”. A galeria funcionará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e contará com monitores para atender visitas individuais e em grupos de alunos de escolas das redes públicas e privadas. Neste primeiro momento, está ocorrendo a exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, que retrata a história da Mostra de Música Leão do Norte, organizada pelo Sesc em Pernambuco e que chegou à décima edição no ano passado.
A exposição traz realizações anteriores da Mostra, desde a primeira, realizada em 2009. São fotos, vídeos e painéis de artistas pernambucanos e nacionais que estiveram presentes no projeto e deram suas contribuições para torná-lo referência em todo o país. Trajetória
Alder Júlio de Oliveira Calado é licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1972), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e Doutorado em Anthropologie et Sociologie du Politique - Université de Paris VIII (1991). Atualmente é docente-pesquisador na FAFICA, em Caruaru. Até 1999, atuou no PPGE, no PPGS e no PPSS (todos da UFPB), como docente e orientador. Principais disciplinas ministradas: Movimentos Sociais, Educação Popular, Sociedade e Cidadania: o protagonismo dos Movimentos Sociais. Concluiu 23 orientações, nos Programas onde atuou. Tem participado com freqüência de Bancas Examinadoras em vários Programas (UFPB, UFPE e UFRN). Tem desenvolvido pesquisas interdisciplinares (áreas de Sociologia, Educação, Ciência Política, Antropologia e História), com ênfase em Movimentos Sociais, Edução Popular, Estado, Religião. É membro do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Acompanha a trajetória de Movimentos Sociais no Nordeste, desde meados dos anos 60. Atualmente, desenvolve atividades de assessoria de formação em Serra Redonda (PB), desde 1981, junto a jovens do meio popular rural e urbano.
Publicar comentarios