Header Ads

Cleriane Medeiros pede um minuto de silêncio pelo falecimento do Professor Josias de Albuquerque

Na sessão que marcou a volta dos trabalhos legislativos em 2019, na última segunda-feira(04.02), a vereadora Cleriane Medeiros propôs, aos colegas e ao público, um minuto de silêncio pelo falecimento do Professor Josias Albuquerque que era presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Josia morreu aos 82 anos, no último sábado, no Real Hospital Português, em decorrência de doença hepática e falência múltipla dos órgãos.

“Um dos sonhos do Professor Josias, como ele mesmo gostava de ser chamado, era erguer a nova escola do Sesc Arcoverde e hoje temos o Centro Educacional Professora Maria Vitória Lima dos Santos - "Dona Marilí"; um empenho de Josias que tanto vai contribuir no segmento Educação em Arcoverde”, ressaltou Cleriane.

Nascido em 31 de agosto de 1936 no Recife, Josias Albuquerque, tinha formação em Direito e História, mas sempre foi vocacionado para atividades educacionais. Além da educação, a responsabilidade social e o apoio ao desenvolvimento empresarial de Pernambuco também foram focos na atuação à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

A vida profissional de Josias começa ainda aos 13 anos, na Metalúrgica Recife. Aos 22 anos, ele foi convidado pelo governador Cordeiro de Farias a dirigir a Escola Artesanal de Floresta e mais tarde a instalar no Estado de Pernambuco mais 20 escolas artesanais. Passou também pela Codecipe, pelo Departamento de Formação Profissional da Secretaria do Trabalho e Ação Social, pelo Departamento de Promoção Profissional do Adulto (DEPPA).

Sua atuação rendeu a nomeação de diretor da Escola Artesanal de Goiana e a docência nas áreas de matemática e geometria. Atuou ainda como diretor e licenciando em outras instituições, e professor catedrático de Cultura Técnica. Josias passou, ainda, pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, onde liderou a gestão da Divisão de Ensino Profissional, foi diretor regional do Senac-PE e, em 1995, assumiu a presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Estado.

Acreditava no poder transformador da educação e, por isso, nunca deixou de investir na área. Começou no Senac investindo nas unidades móveis, levando educação para todo o interior do estado de Pernambuco, educação profissional e técnica. Depois, investiu no nível superior, criando a Faculdade Senac. Seguiu como entusiasta das ações do Senac, seja construindo escolas, faculdades, centro de convenções, como o de Caruaru, e interiorizando todas as atividades.

Nenhum comentário