Psicanálise: Como identificar um mau-caráter
Em todo segmento social há pessoas de todo tipo. Há os que carregam as "falhas de conduta" e outros que, por essência, são maus - esses não mudam e sequer têm o senso do ridículo; embora não exista alguém totalmente "bonzinho".
Mas você sabe como identificar se há um mau-caráter por perto? Sim, é possível perceber as atitudes de alguém com índole duvidosa.
Uma pessoa ruim tem características bem próprias, como: mentir sem considerar nada nem ninguém, não ter compaixão da dor do outro, ser ambicioso de forma desmedida e ter a arrogância como companheira. Ela também é vaidosa e faz de tudo para ser o centro das atenções. Ter apenas uma dessas atitudes não faz dela uma pessoa ruim, apenas é o contexto da índole do indivíduo. Lembram da parábola do escorpião e do elefante?
Porém, se você identifica que entre todas essas características a pessoa tem três delas, então acenda o alarme. Embora não seja regra, é provável que se a pessoa não tiver oportunidade de crescer e se desenvolver em ambiente fértil, sua formação de caráter se torne deficiente.
Um mau-caráter é alguém sem princípios e sem moral. Trata-se de um desvio no processo de construção e de formação da base de valores. De novo vale dizer: ninguém é 100% bonzinho.
Não existe uma pessoa que nunca tenha cometido uma maldade na vida. Todos cometem maldades. todas as pessoas, em algum momento, podem cometer algo que, aos olhos do outro, será considerado maldade. Só que o mau caráter comete a maldade por cometer - sem culpa. Afinal ele carrega traços de psicopatia.
Um ser humano normal, bom, decente e correto pode furar o sinal vermelho, por exemplo, ou ter relacionamento extraconjugal. Qualquer pessoa, por melhor que seja, não é boazinha o tempo todo. Faz parte da nossa constituição esse confronto entre o bem e mal.
Agora, se a maldade acontece de forma insistente, existe aí um quadro de psicopatia. São pessoas que estão sempre fazendo maldade, para pessoas diferentes e em situações diferentes. Elas não levam em consideração os sentimentos do outro.
Veja agora os 6 passos para reconhecer um mau-caráter:
*Mentir - Mente sistematicamente e seu comportamento, no final, acaba sendo sempre uma surpresa. Com o psicopata, a mentira costuma ser bem montada e construída. Mente até para si mesmo como forma de compensação. Como tem muita lábia e bons modos disfarçados muitas vezes são confundidas com pessoas educadas. Mas essa gentileza não passa de artifício para enganar o próximo quando bem quiser;
*Falta de compaixão - O mau-caráter não se compadece da dor do outro, apresentando uma frieza grande diante de situações que causariam solidariedade. Ele não cultiva qualquer espécie de remorso;
*Ambição desmedida - As pessoas tendem a achar que a palavra ambição é um verdadeiro palavrão, quando, na verdade, é algo positivo, pois mostra que existe vontade de crescer. Mas, no caso do mau-caráter, essa ambição é caracterizada por inveja e ganância. Para conseguir o quer ele não tem limite ėtico ou motal. A pessoa deseja ter mais, mas não quer nunca se responsabilizar por isso. Ela quer sempre o que é do outro. Trata-se de uma ambição corrosiva;
*Arrogância - O mau-caráter tende a se sentir melhor do que os outros, a se sentir muito superior. Costuma encarar as pessoas com desprezo. Essa é uma característica comum aos vilões de novela, que são considerados psicopatas. Eles se consideram a "bala que matou Kennedy";
*Vaidade- Quer ocupar os espaços, quer sempre os holofotes e não mede esforços. Se precisar, passa por cima de quem for preciso.
*Sem regras - São pessoas que só fazem o que querem e não têm medo. Têm dificuldade em seguir regras. Como age num mundo paralelo, não há porque ter regras.
Publicar comentarios