Header Ads

Eleições: Edílson Xavier diz ao Portal do Sertão que Israel Rúbis é o "new face" da política local

Em matéria veiculada no site do Jornal Portal do Sertão - que tem como coordenador Émerson Thiago e que noticia matérias de todos pré-candidatos a prefeito de Arcoverde - o colunista político Edílson Xavier chama o delegado Israel Rúbis de o "new face" da política local.

Há três meses - numa matéria ampla em que analisou o perfil de Rúbis e colocou como adversários Cybele Roa e Zeca Cavalcanti(não tendo ainda oficializado o nome do candidato do grupo que detém a hegemonia da política local) - Xavier afirmou que a atuação do delegado pode o ter credenciado como mais uma opção política.

"No âmbito investigativo de repercussão local, tendo sido recepcionado, inclusive, pelo Poder Judiciário, que atendeu algumas requisições de inquéritos policiais instaurados e alguns deles sem tramitação há tempo. Como não se via há tempo em Arcoverde, a opinião pública, ou parte dela, lhe concedeu fóruns de credibilidade e ele, resolveu alçar um inédito vôo na política, passando, dessa forma e claramente inevitável a ser mais uma opção nas hostes oposicionistas".

"Há um espaço massificado nas redes sociais nesse período eleitoral e pode garantir algumas surpresas e esse espaço já vem sendo utilizado há algum tempo com plena recepção dos arcoverdenses.  Rúbis, como visto à exaustão, é o novo nessa eleição, sendo de bom prestar atenção á sua movimentação, que pode incluive, quebrar o 'ping-pong' da política local".

Edílson atenta, no entanto, para a desunião dos grupos tradicionais da cidade. "A lógica eleitoral, favorece outras candidaturas, entre elas, a do delegado Israel, que vem se apresentando como o novo nesse período eleitoral, e pela ampla movimentação que vem empreendo pelas ruas e focado nas redes sociais, vem dando sinais de que pode se empolgar ainda mais com essa pré-candidatura".

Mas ele lembra que Arcoverde já vivenciou fenômenos eleitorais distintos. "Em 1968, o professor Giovanni Porto empolgou e incendiou o eleitorado com grande poder de oratória, ganhando a eleição para prefeito, sem possuir quaisquer recursos financeiros".

"Contudo, esse mesmo fenômeno eleitoral voltou a ocorrer em Arcoverde, em 1988, com a vitória do médico Julião Guerra, vencendo a eleição contra o candidato do então prefeito, tendo disputado eleição com uma grande liderança - o Comendador e ex-prefeito Áureo, em que na ocasião adotou um virulento discurso contra a classe média que rotulava de 'elite falida'".

Nenhum comentário