Exclusivo: Pedro Bezerra de Vasconcelos quer uma Câmara de Vereadores com mais autonomia
"Sempre que posso ressalto as principais atribuições de um vereador que é elaborar as leis municipais, fiscalizar todas as ações do Poder Executivo, verificar se estão sendo cumpridas as metas de governo, verificar se as ações estão sendo atendidas de acordo com as normas legais, verificar a aplicação dos recursos e observar o orçamento municipal, discutir e votar matérias que envolvem impostos municipais, discutir e votar matérias que envolvem a educação municipal, discutir e votar matérias que envolvem linhas de ônibus e saneamento e fiscalizar obras públicas com relação a qualidade, prazo de entrega e valores das obras", explica Vasconcelos.
Sem falar tambem que cada vereador deve apresentar projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo; deve trabalhar pelo progresso do município e o bem-estar de seu povo; deve ser representante de uma parcela da população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a cominidade do município - lembrando que ao ser eleito de forma direta, pelo voto, torna-se um representante da população do seu município.
Perfil
Nascido no distrito de Rio da Barra(Sertânia), Vasconcelos veio para Arcoverde onde concluiu os 1° e 2° grau na Escola Carlos Rios, da atuação como comerciário e por fim seu ingresso na Polícia Militar de Pernambuco(como soldado) e posterior aprovação para o Curso de Formação de Oficiais, tornando 'oficial de corporação' três anos depois.
"No 3° Batalhão Martins Soares Moreno, em Arcoverde, fui oficial subalterno e superior; chefiei por muito tempo o Serviço de Inteligência do referido quartel, onde fui sub-comandante e comandante em períodos distintos. Também comandei companhias da PM e batalhões na Zona da Mata Sul, Agreste Meridional e no Sertão", relembra Vasconcelos.
Vasconcelos comandou a Segunda Companhia da Polícia Militar baseada em São José do Egito e com jurisdição em todos os municípios do Alto Pajeú. Em Recife, foi chefe do Serviço de Inteligência do Batalhão de Trânsito da capital. "Já como Capitão comandei a Companhia de Polícia Militar sediada em Petrolândia com jurisdição nos municípios do Moxotó e do São Francisco; ainda no mesmo posto comandei a Segunda Companhia destacada do 4° Batalhão em Palmares com jurisdição em vários municípios da Mata Sul do Estado. Fui ainda comandante do 9° Batalhão sediado em Garanhuns e com jurisdição em vários municípios do Agreste Meridional. Também, por duas vezes, fui comandante do 8° Batalhão sediado em Salgueiro com jurisdição(à época) em dezenas de municípios do Sertão Central, do São Francisco e do Pajeú", afirmou Vasconcelos.
Todo esse empenho e presteza não passou desapercebido. Pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do nosso Estado, Vasconcelos recebeu várias condecorações - entre elas a 'Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar'.
"Ressalto aqui que todas as minhas promoções à Oficial Superior da Polícia Militar me foram outorgadas por merecimento intelectual, na minha atuação segui à risca os preceitos da Coorporação enfatizando a ética e a correção que devemos ter em tudo que fazemos, combati o crime em quase todas suas modalidades, busquei sempre levar a paz e a tranquilidade nas comunidades onde atuei - principalmente em Arcoverde onde destaquei por muito tempo.
Outras atuações
No mundo civil, digamos assim, Vasconcelos também teve atuação destacada. Foi Delegado Especial de Polícia em Serra Talhada, no ano de 1986, quando aquele município vivia estado de emergência. "Nesse período, a ordem e a segurança pública estavam comprometidas; quando a paz voltou a imperar fui destacado para outra missão", afirmou Vasconcelos.
Foi também secretário de Obras e Serviços da Prefeitura de Arcoverde em 1996 quando foi exonerado para se desincompatibilizar do cargo e assim compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito naquele ano. Foi ainda gerente-administrativo do Colégio GEO(em Piedade); exerceu cargo de gerente de segurança patrimonial de uma das empresas do grupo Cornélio Brennand durante sete anos - período em que prestou serviços a outras empresas do grupo em Fortaleza, na região metropolitana de Belém do Pará, em Salvador e em Campinápolis(Mato Grosso).
Por fim, Vasconcelos foi membro efetivo(sócio) do Rotary Club de São José do Egito, em Palmares e também membro do Lions Club de Arcoverde quando atuou como diretor de animação.
Publicar comentarios