Nova secretária de Saúde de Arcoverde, Dra. Socorro Vidal, é odontóloga e sanitarista com larga experiência na gestão pública de saúde
A nova Secretária de Saúde de Arcoverde, Dra. Socorro Vidal, tem 62 anos de idade, é mãe de um filho e uma filha. Odontóloga e sanitarista, Socorro tem larga experiência reconhecida em diversos órgãos da gestão pública, em especial, na área da saúde pública. Dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE), também estudou saúde pública com especialização pela Fundação Aggeu Magalhães (FIOCRUZ), tendo atuado nas pesquisas de campo no âmbito da Saúde Coletiva e Educação Popular em Saúde.
Também estudou psicanálise, o que fortaleceu a sua visão humanista “Por fim, me tornei psicanalista - o que me fez melhor como pessoa e ver com mais calma e serenidade as necessidades prementes das pessoas que me cercam”, concluiu Socorro. Como dentista atuou na Clinical Center em Boa Viagem, trabalhou em São Pedro do Cordeiro (zona rural da Pedra), bem como na zona rural de Venturosa. “Retornei a Arcoverde em 2008, aqui fui a primeira dentista da UBSF do bairro Sucupira; desempenhei a mesma função na Vila São Francisco e trabalhei na Colônia Penal Feminina de Buíque”, revela Dra. Socorro.
Como dentista implantou o Projeto de Saúde Bucal no munícipio de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, no ano de 1998, um dos três primeiros do Estado, iniciativa essa que levou o Conselho Regional de Odontologia (CRO) a ter inspiração para implementar o modelo em outras unidades similares em outros municípios pernambucano. Dra. Socorro foi também coordenadora de Educação Permanente ligado à educação e saúde na especialidade pela Faculdade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no serviço de Redes na Atenção à Saúde. Ainda desenvolveu função docente da Faculdade de Odontologia no Campus da UPE/Arcoverde e na Escola de Saúde do Estado (nas cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Correntes). Também atuou como docente pela FIOCRUZ - através da Escola Joaquim Venâncio (RJ), fazendo Formação em Educação Popular voltada para os Agentes Comunitários de Saúde.
A Mesa de Negociação foi título formação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em Educação em Saúde quando atuava na função de secretária de Planejamento de Arcoverde. Seu projeto de estudo para titulação denominou-se “Projeto de Implantação em Mesa de Negociação do Município de Arcoverde”, aprovado com distinção. Socorro Vidal acredita que “o diálogo, é na verdade, um dos atos mais democráticos de se fazer negociação” onde também o usuário está representado através da sociedade civil e das associações.
Fruto dos seus estudos como especialista em saúde pública e na função de Secretaria de Planejamento de Arcoverde, ela teve importante papel na elaboração da reforma administrativa visando uma melhor definição dos cargos, bem como o dimensionamento de todo o quadro funcional e participamos da elaboração do Plano de Cargos e Salários para o município. Agora à frente da Secretaria de Saúde, Dra. Socorro Vidal ela espera implementar seu modo de gerenciar as políticas de saúde, de modo participativo, uma postura que sempre norteou eu modo de gerenciar o SUS. Ela, afirma ainda que “ o prefeito Wellington Maciel sempre disse que tem a missão de melhorar mais ainda todos os segmentos da cidade e da gestão municipal; então vamos fazer valer com ações efetivas na Saúde para todas as pessoas”.
Nos próximos dias será iniciado o processos de planejamento estratégico em saúde e avaliação em saúde, que abarcará todo o setor da saúde municipal. “Serão ações específicas que nos darão um diagnóstico detalhado acerca do que pode ser implementado; nesse mister as audiências públicas têm sido importantes para este levantamento a ser concluído nos próximos meses” Também anunciou que está sendo elaborado uma plataforma digital, conjuntamente com uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, para agilizar a marcação prévia de consultas - “Inovação similar deverá acontecer na Ouvidoria para agilizar a resolução de problemas que existem na saúde”, disse a secretária. Ela afirma que as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) já fazem a cobertura da maioria dos bairros, mas faz-se necessário, agora, uma maior adequação da rede de atendimento e a criação de uma força-tarefa para elencar as demandas mais urgentes de cada unidade, e a resolução dos problemas existentes na saúde, como por exemplo, diminuir tempo de espera por consultas, exames e medicamentos, fortalecendo a atenção primária e a regulação dos atendimentos, priorizando os idosos, as crianças, as mulheres gestantes. Ciente da missão e dos desafios ela diz que “saúde pública é um das possibilidades de garantir o direito à saúde das pessoas” e que se sente pronta para o desafio proposto pelo Prefeito Wellington Maciel, sinalizando como vai ser a gestão da saúde pública na sua gestão à frente da Secretaria de Saúde de Arcoverde.
Publicar comentarios