Header Ads

São João 2017: Artesãos de Arcoverde vivem expectativa positiva




A proximidade do São João em Arcoverde tem gerado uma expectativa positiva nos artesãos da cidade. É que, com a festa, centenas de turistas circulam pelos polos de animação e a maioria deles, é claro, sempre leva uma lembracinha para parentes de amigos

Vale dizer que nos últimos 15 anos, Arcoverde tem se destacado no setor de artesanato com vários artistas tendo participado de importantes feiras pelo Brasil. O trabalho da categoria vem sendo incentivado e apoiado de forma vigorosa pela Associação Comercial de Arcoverde(ACA), sendo criado, inclusive, o Núcleo dos Artesãos, fazendo um trabalho de interação com outros artistas de outras regiões. 

São cerca de vinte artesãos das mais variadas tendências. A maioria deles expõe peças de seus trabalhos na Casa do Artesão, localizada na rua Leonardo Couto, mais conhecida por todos com "Rua Velha", nas proximidades do Açougue Público.

Entre os artesãos mais conhecidos da cidade destacam-se Maria da Paz, Maria das Dores Alves dos Santos, Maria de Fátima Tavares, Roseane Almeida Vieira, Palmira Brito, Márcia Maria Oliveira, Lúcia Liberal, Maria de Souza Filha, Fátima Santos, Ediana da Rocha Alves, Rita de Cássia Oliveira, Nena de Souza, Júlia Alencar, Maria Senhorinha, Maria Aparecida Conrado, Maria Irleide e Martha Maria Quirino.

Também ressaltamos o artesão José Monteiro de Carvalho, que foi tema do filme "O homem que venceu as 5 mortes", de Wilson Freire. No Ateliê Terraço, na Cohab II, ele fazia criativos bonecos fininhos que retratava a vida sofrida do nordestino. Infelizmente, a "sexta morte" veio e o levou para longe de nós. As peças de José Monteiro podem ainda ser encontradas na Casa do Artesão.

Nenhum comentário