Header Ads

Exclusivo: Diretor da Arcotrans fala sobre temas relevantes quanto ao trânsito em Arcoverde

O diretor da Arcotrans, Abel Ferreira Júnior, recebeu com exclusividade o site www.muriemoraes.blogspot.com para falar de diversos assuntos bastante relevantes nos tais como - coletes de mototaxistas, Zona Azul, Lei Seca e de aspectos da educação no trânsito.

Confira:

*Em que pé está a denúncia do possivel aluguel de colete de mototaxista?

Abel - Até o momento nenhuma denúncia foi oficializada aqui na Arcotrans. Tivemos conhecimento do assunto através das mídias sociais bem como de que alguns permissionários nem residem em Arcoverde. Nos registros da Arcotrans todos permissionários estão cumprindo as exigências legais para operarem no serviço. Levando-se em consideração que a última vistoria e recadastramento foram realizados em Fevereiro de 2019 e que as tais notícias foram veiculadas em Dezembro. Inicialmente, afim de apurar melhor os fatos, a Arcotrans solicitou ao Sindicato dos Mototaxistas que nos informasse a lista dos permissionários sindicalizados e seus comprovantes de residência dos últimos três meses para fazer um comparativo com os dados constantes na Autarquia e, a partir daí, tomaremos uma posicão quanto ao assunto.

*Dá para dizer o número de mototaxistas "clandestinos" que atuam em Arcoverde?

Abel - Não. Até porque quem trabalha dessa forma não vai expor sua condição, não vai assumir ser "clandestino". Nas nossas ações é prioridade coibir esse tipo de ilícito.

*Quantos mototaxistas estão hoje cadastrados na Arcotrans?

Abel - São 319 permissões, mais 150 "condutores auxiliares" que podem atuar de acordo com a carga horária e nos casos eventuais de escala afim de viabilizar a continuidade do serviço de mototaxi aos usuários pelo máximo de tempo possível. Permissionários e condutores são cadastrados no órgão.

*Por que o sistema Zona Azul é tão polêmico?

Abel - As pessoas precisam entender que a Zona Azul é da alçada de uma empresa privada(Sinalpark), que foi uma concessão do então gestor municipal efetivada, ainda, em 2012. Essa concessão tem validade de 10 anos e termina Abril de 2022; então a nova administração pode realizar(ou não) uma nova licitação; cabendo a Arcotrans tão somente a fiscalização da concessão no que diz respeito ao Cumprimento do contrato por parte da empresa.

*Quantas vagas a Zona Azul oferece?

Abel - De acordo com o Contrato de Concessão Pública onerosa celebrado entre a Prefeitura e a Sinalvida, as vias destinadas ao sistema de estacionamento rotativo pago totalizam 456 vagas.

*E as blitz da Lei Seca em Arcoverde?

Abel - Essa é outra ação que a Arcotrans não tem qualquer ingerência. A Lei Seca é gerida pela Secretaria Estadual de Saúde; ficando a cargo em Arcoverde da VI Geres, Detran e Polícia Militar. Para se ter uma idéia, a sede da Lei Seca fica nas dependências da Secretaria de Saúde(no Recife).

*As pessoas reclamam muito das multas?

Abel - Esse é um assunto que, por vezes, acaba por desagradar muita gente em especial aquelas que descumprem a Legislação. O Código de Trânsito Brasileiro está em vigor desde de 1997, mais ainda assim muito resistem a se adequar às normas de trânsito e desconsideram que essas têm o escopo de garantir a segurança de todos - sejam condutores, passageiros ou mesmo pedestres.

*Como se dá a distribuição das multas?

Abel - O Código de Trânsito Brasileiro diz que 5% do valor de toda multa paga aplicada vai para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito(Funset). Quando a multa é competência do município, o Detran fica com R$ 51,72 da taxa de administração e o restante vai para o órgão de trânsito municipal. Quando a multa é de competência do Estado, o órgão de trânsito municipal fica com o valor de R$ 51,72 da taxa de administração e o restante vai para o Estado. Lembrando que as multas têm suas especificações variadas e que os condutores tem assegurado, por Lei, prazo para recorrer à qualquer instância. Também é importante ressaltar que a utilização desses recursos advindos das multas têm destinação específica para ser utilizada unicamente com o trânsito, tendo fiscalização rígida e parâmetros predefinidos na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN.

*No geral, como o senhor vê o nível de educação dos nossos motoristas?

Abel - Olha, as pessoas costumam criticar o rigor dos órgãos que cuidam do trânsito; mas muitas delas não ajudam. Mesmo com todas as campanhas preventivas vemos, ainda, gente sem usar cinto de segurança, falando e digitando mensagens no celular enquanto dirige, estacionando em fila dupla em pleno centro da cidade e em ruas próximas às escolas, pegando contramão e até menores dirigindo. Certa vez ví um grupo de jovens saindo de uma loja de conveniência(em um posto de combustíveis) com latas de cerveja na mão. Depois entraram numa caminhonete de luxo e pegaram a BR-232. Um verdadeiro perigo para eles e para outros que estão trafegando na rodovia.

Nenhum comentário