Integrantes da Guarda Civil Municipal de Sertânia participam de curso de formação
Os classificados no último concurso público da Prefeitura de Sertânia, para o cargo de Guarda Civil Municipal, participaram de mais uma etapa do certame, o curso de formação. As aulas foram ministradas pelo Guarda Civil Municipal de Caruaru, Márcio Bezerra.
Vinte e duas pessoas, dezenove homens e três mulheres, foram convocadas para o curso, que teve duração de 40 horas e contou com lições teóricas na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. Foram abordados temas como noções de Cidadania, Sociologia do crime, Direitos Humanos e Código do Trânsito Brasileiro.
Os alunos também participaram de aulas práticas, quando tiveram noção de ocupação de espaço, atuação no trânsito, abordagem, realizaram blitz educativa e fizeram, ainda, uma visita a Companhia da Polícia Militar. Agora os participantes aguardam o resultado do curso de formação, que deve ser divulgado pelo Instituto de Administração e Tecnologia - ADM&TEC, banca organizadora do concurso, no dia 16 de janeiro de 2020.
“Gostaria de parabenizar a gestão municipal pela iniciativa de criar um instrumento de trabalho essencial para os municípios brasileiros, que são as guardas civis municipais. A gente tem um efetivo muito bom, um grupo de alunos que vai servir a contento esse município e só temos a somar e acreditar que essa guarda civil vai ser referência na região”, disse Márcio Bezerra.
A intenção é colocar nas ruas do município pessoas qualificadas que possam prestar um serviço humanizado à população. A ideia também é que esses guardas possam participar de outras formações no futuro. Os treinamentos devem ser realizados de forma periódica.
A Guarda Civil Municipal foi criada em Sertânia pelo poder executivo e tem como atribuições gerais a proteção dos bens, serviços, ruas, instalações do município, exercer as competências relativas ao trânsito, colaborar com os órgãos de segurança pública, inclusive, em ações preventivas integradas - além de poder intervir preliminarmente em situação de flagrante delito; encaminhando à delegacia o autor da infração.
Embora o Supremo Tribunal Federal tenha decidido(em junho de 2018) que integrantes de todas as guardas municipais do país podem portar armas de fogo durante o horário de trabalho e de folga; os Guardas Civis Municipais de Sertânia apenas estarão equipados com equipamentos não letais.
Publicar comentarios