Header Ads

Exclusivo: Aditivo suplementar resolveria oferta de atendimento no setor de ortopedia do Hospital Regional de Arcoverde

Exclusivo: Aditivo suplementar resolveria oferta de atendimento no setor de ortopedia do Hospital Regional de Arcoverde

A falta de ortopedistas no Hospital Ruy de Barros Correia, popularmente chamado de "Regional", em Arcoverde, tem levado a vários questionamentos por parte da população e até das lideranças locais. Há um bom tempo que os casos mais complexos têm sido enviados a Serra Talhada ou Caruaru; já os casos simples(corriqueiros) são supridos no consultório do setor.

Na verdade, o que pouca gente sabe é que o serviço não vem sendo oferecido porque não há um aditivo suplementar no contrato entre o ente gestor Organização Social(OS) e a Secretaria Estadual de Saúde(SES). "Esse aditivo já foi solicitado várias vezes à Secretaria Estadual de Saúde; é um tópico frquentemente presente nas reuniões que temos com a SES", afirmou Breno Fernandes, diretor-administrativo do HRA. Portanto, não procede aventar que o Regional não tem ortopedistas porque a unidade não queira.

Também é bom ressaltar que, desde do início da gestão da OS no Hospital Regional, não ficou explicitado de como seria a operacionalização do setor da Ortopedia e nem como ficaria o orcanograma das cirurgias eletivas.

Cenário similar ocorre sobre as cirurgias eletivas que, também, não vem sendo feitas no Regional. "As cirurgias eletivas não estão inclusas na contratualização de serviços, não é porque o Regional não queira ofertar como muitos possam pensar; no entanto reitero que esses assuntos vêm sendo apreciados pela direção do HRA e pela SES", explica Dr. Breno.

As cirurgias podem ser classificadas quanto à urgência cirúrgica que engloba. No caso da cirurgia eletiva se refere a tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado; por exemplo - mamoplastia ou gastrectomia.

Nenhum comentário