Header Ads

Exclusivo/Todo mundo discute e se esgoela, mas poucos sabem o que é uma "usina de asfalto". Nós contamos...

Alçada à condição de cavalo de batalha na pré-campanha eleitoral de Arcoverde, a Usina de Asfalto vem sendo motivo de debates tanto na Câmara de Vereadores quanto nas mídias sociais.

No entanto, pouca gente sabe, de fato, o que é uma usina de asfalto. Então o site www.muriemoraes.blogspot.com.br ouviu especialistas no assunto.

"A usina utiliza na produção do asfalto agregados como areia, brita e cimento. Os materiais brita e areia são colocados no secador da usina a temperatura de até 900 graus para retirar a umidade . Após a secagem esses materiais são envolvidas por um ligante preto fornecido pela Petrobras(CM 30) e inserido cimento. É essa mistura que chamamos de 'asfalto'.

Toda usina possui um filtro que retiram todos os gases nocivos e partículas em suspensão e liberam para o meio ambiente valor d'água", explica o engenheiro de Minas, José Edson Bezerra. Com pós-graduação na Alemanha e atuações nas maiores empresas do setor no mundo, o arcoverdense Edson trabalha, há 20 anos, no segmento de aplicação de equipamentos em pavimentação e recuperação de rodovias.

Edson adianta que a usina precisa de um laboratório para testar os parâmetros do asfalto, bem como seus componentes. Para controle de temperatura e de quantidades, a usina possui um software industrial de automação. Atualmente, Edson dá consultoria de vendas para a empresa Bomag Marini para as regiões Norte/Nordeste e Centro Oeste.

Depedendo dos modelos, uma usina de asfalto pode trazer secador contrafluxo, misturador externo rotativo, solução prática de reciclagem, maior economia e facilidade de manutenção. A usina de Arcoverde é uma Ciber Kompact 500(do Grupo John Deere) com capacidade para 50 toneladas/hora e, segundo a fábrica, custa R$ 1 milhão e 300 mil.

Um comentário: