Header Ads

Construção da Casa de Apoio do Instituto Romualdo Oliveira à Pessoas Com Câncer entra na quinta semana de obras

A construção da Casa de Apoio do Instituto Romualdo Oliveira à Pessoas Com Câncer, em Arcoverde, entrou na sua quinta semana de obras. O terreno foi uma doação do empresário Wellington Maciel, dono da rede de Lojas LW.

A unidade - que terá 250 metros quadrados de área construída contará com salas de estar e jantar, setor de escritório, área de serviço, dormitórios(masculino e feminino para abrigar 10 pessoas cada), banheiros adaptados, jardim para 'banho de sol' e cozinha - dará acolhimento temporário a pacientes com Câncer do município e os que vem de cidades vizinhas. Esses pacientes precisam de acolhimento adequado pois passam por sessões de quimioterapia nos centros oncológicos da cidade.

"Nossa intenção é não parar, é ter um ritmo que a gente consiga concluir a Casa mais rápido possível, por isso continuamos atrás de mais doações de material de construção", afirmou Denise Santos, do grupo Eu Topo Ajudar.

Inclusive, já foram adquiridos toda a ferragem da parte inicial para a elaboração da sapata(fundação superficial) e para algumas colunas. Atualmente o grupo desenvolve esse trabalho numa casa alugada no Alto do Cruzeiro(bairro do Sucupira).

A Casa de Apoio leva o nome bancário Romualdo Oliveira que morreu há cinco anos em decorrência de um câncer no pulmão. "Vale lembrar que Romualdo tinha 47 anos quando faleceu e nunca fumou; o oncologista nos informou que 5% da população corre risco de ter câncer de pulmão sem nunca ter fumado", relembra a viúva Fabiana Oliveira.

Romualdo foi gerente-geral do Banco do Brasil(internamente era também Educador em Excelência Profissional do BB), era formado em Matemática e pós graduado em Financeira e Orçamentária.

"A idéia original da Casa foi da corretora de imóveis Ani Wanderley. Em 2017, Ani conversou comigo e outras amigas e decidimos abrir o Instituto. Foi uma luta, mas logo alugamos uma casa no Sucupira e em uma semana mobiliamos e demos entrada na documentação e legalização do Instituto. Foi Any que escolheu homenagear Romualdo dando o nome dele à Casa", explica Fabiana.

Ani também teve câncer e perdeu um pulmão. "Mas ela não desistiu - foi vitoriosa e está aqui nos ajudando nessa obra importante", enfatizou Fabiana.

A Casa de Apoio Romualdo Oliveira atende pacientes de mais de 20 municípios de Pernambuco e ainda outros vindos de Sergipe, Alagoas e da Paraíba. "No imóvel em que funcionamos hoje dispomos apenas de 9 leitos; há dias que não tem um só leito vago", diz Fabiana.

Serviço:

Grupo Eu Topo Ajudar Instituto de Apoio À Pacientes Com Câncer Romualdo Oliveira

Banco: Bradesco Agência: 3210 Conta: 15264-1 CNPJ: 28.818.237/0001-01

Um comentário: